[Música] - Rick Wakeman relembra o dia em que tocou Mellotron para David Bowie












Era começo de 1969, Rick Wakeman tinha 19 anos perto de fazer 20. Ele tinha trabalhado com o produtor Tony Visconti naquele ano no álbum Junior's Eyes. Estava tocando um Mellotron que era um instrumento relativamente novo e difícil de manter a afinação, mas tinha encontrado uma maneira engenhosa.

Pouco depois, o produtor ligou para ele: "Rick, preciso que você venha a Londres para tocar um pouco de Mellotron no novo single do David Bowie," Space Oddity "." Ele dirigiu até Londres e estacionou na Wardour Street e foi até Trident Studios para conhecer David. "Tony diz que você pode manter esta coisa afinada", disse ele. "Bem, sim, espero", respondeu Wakeman. Foi antes que David fosse famoso, então ele não estava nervoso em conhecê-lo - era apenas mais uma sessão de trabalho.

Eles finalizaram em cerca de 20 minutos. "Eu acho que chegou ao número cinco pela primeira vez em 69 e depois em 75 quando foi relançado ele alcaçou o número um. Um ano depois, David ligou e me perguntou se eu tocaria piano em algumas músicas novas. Então eu fui para sua casa."

Ao chegar ele percebe que as coisas tinha mudado, David Bowie já era um artista de sucesso e tinha uma família: "Eu me sentei no piano quando ele tocou canções em seu velho violão surrado de 12 cordas".
 " 'Life on Mars' apareceu como algo muito especial. Ele queria um solo de piano, queria que o álbum fosse bastante focado no piano. Foi-me dada total liberdade por ele".






























"Eu fui perguntado muitas vezes se eu achava que ia ser um ótimo álbum, e a resposta é sim. Eu sei que é muito fácil dizer isso em retrospecto, mas eu estava fazendo duas ou três sessões por dia nos últimos três anos - nesse ponto, você pode dizer quando você sai de uma sessão se vai dar certo ou desaparecer sem deixar vestígios. Eu me lembro de dizer a pessoas que eu tinha tocado no que seria um álbum muito icônico - o que Hunky Dory, é claro".

No mesmo dia ele foi convidado para entrar na banda Yes, por isso teve que recusar o convite para tocar no Spiders from Mars: "David me perguntou se eu queria fazer parte da Spiders from Mars, mas tanto quanto eu amava David, eu recusei. Ele disse que eu tinha feito a escolha certa, e ele reiterou isso em numerosas ocasiões ao longo dos anos". O Fato não fez Bowie esquecer dos êxitos do tecladista, como recorda o tecladista: "Ouvi mais tarde que ele amava o que eu fiz em 'Life on Mars'. Ele disse que isso fez a faixa, mas isso não é verdade, a música fez a faixa. O homem era um gênio".

O novo álbum de piano solo de Rick Wakeman, Piano Portraits, foi lançado em 13 de janeiro.

Fonte:The Guardian






Obs.:  Todo o conteúdo disponibilizado neste blog é gratuito e legal, os links direcionam para site de desenvolvedores que disponibilizam legalmente o próprio produto. 
Caso saiba de mais informações em que possa contribuir para a melhoria do post ou tenha encontrado algum erro, sugestões de novos temas, dúvidas, críticas (construtivas), entre em contato conosco através do e-mail: alemdopedalboard.contato@gmail.com. Curta a nossa página no facebook.






Nenhum comentário:

Postar um comentário